Lençóis Maranhenses: Roteiro

Instagram

Que os Lençóis Maranhenses é digno da palavra p-a-r-a-í-s-o, eu acreditava pelas fotos que via. Mas foi conhecer de perto que eu puder constatar: não há um adjetivo mais generoso para a imensidão e beleza daquele lugar.
Os Lençóis Maranhenses já estava nos meus planos a um bom tempo, e foi sair uma promoção que se encaixava com os dias que eu poderia, que não pensei duas vezes.

O post de hoje, é uma descrição do meu roteiro de 4 dias (de quinta a domingo) dedicados a conhecer o que dava em tão pouco tempo. Não é tarefa fácil chegar aos Lençóis e eu já contei em um post como chegar de São Luis a Barreirinhas de várias maneiras.

Mas enfim, quantos dias seria considerado ideal para conhecer os Lençóis? Essa é uma pergunta que não terá resposta no decorrer do texto, primeiro porque tempo dedicado a um destino é algo completamente pessoal e depende de N fatores: disponibilidade de dias, quanto de dinheiro pretende gastar, com quem vai, qual o objetivo de viagem.Não existe resposta universal para pergunta variável 😀

Vamos então ao roteiro que fiz.

Roteiro de 4 dias pelos Lençóis Maranhenses

Roteiro Lençóis Maranhenses

Dia 1 – Voo de Campinas para São Luis e Transfer de São Luis para Barreirinhas;
Dia 2 – Visita a cidade e á tarde passeio Lagoa Bonita ( ver o pôr do sol);
Dia 3 – Lagoa Azul e retorno para São Luis;
Dia 4 – Centro Histórico São Luis e retorno para Campinas.

Dia 1

Manhã

Dia dedicado a deslocamentos. Barreirinhas fica a 4 horas de viagem de São Luis, então você precisará decidir se quer pernoitar em São Luis (ou até ficar alguns dias na cidade), ou se do aeroporto já quer ir em direto. Não tive muito tempo na cidade, então o foco da viagem foi conhecer os Lençóis.

De Campinas (aeroporto de Viracopos) a São Luis foram 6 horas com duas escalas (apesar da Decolar.com informar que o voo seria direto, não foi) . Esse é o tipo de passagem que compramos por empolgação, mas sinceramente não vale muito a pena.

*Existe um voo direto e diário que sai de Guarulhos, que é mais rápido e talvez a diferença valeria a pena ter escolhido.

lencois-maranhenses-31

Tarde

Chegando em São Luis, espera de 2 horas para saída da Van até a cidade de Barreirinhas;

lencois-maranhenses-32

Noite

Chegando em Barreirinhas as 21:00, feito check-in e como a localização da Pousada era excelente, saímos para o calçadão da cidade para jantar.

Dia 2

Manhã

Destinado a conhecer a cidade de Barreirinhas, conversamos com alguns locais e visitamos a feirinha que acontece as Sextas, bem legal.

DCIM101GOPRO

lencois-maranhenses-34 lencois-maranhenses-62

Passeio para a Lagoa Bonita

Horário: 13:00 – 18:30
Custo: R$ 60,00
Empresa: São Paulo

Para o almoço, o restaurante escolhido foi na rua da pousada que nos hospedamos. Eu não consigo lembrar o nome (desculpam), mas coloco aqui o endereço da pousada pois a uns 50 metros para frente fica ele:  com vista para o Rio Preguiça, possui uma decoração linda, com cardápios feitos com a palha do Buriti na qual gera renda a muitas pessoas na cidade. O valor, o atendimento e a qualidade foram ótimos.

Endereço: Av. Joaquim Soeiro de Carvalho, 117 – Centro, Barreirinhas

DCIM101GOPRO

lencois-maranhenses-36

Noite

O guia Tony nos indicou a pizzaria do Italiano (como é popularmente conhecida). Perto da praça principal, e falei muito a pena com preço ok.

O nome da Pizzaria é La Terrazza, e o Italiano e sua esposa são muito simpáticos e atenciosos. Uma coisa muito legal é que as pessoas de fato querem conversar lá.

Endereço: Avenida Brasilia, 12/b – Primeiro Andar / Terraco , Barreirinhas

lencois-maranhenses-49

lencois-maranhenses-48

lencois-maranhenses-50

O famoso Guaraná Jesus

Dia 3

Passeio para a Lagoa Azul

*Apesar de parecer redundante os passeios Lagoa Bonita e Lagoa Azul, não se engane. Não passeios complementares e não iguais. Em um (Lagoa Bonita) você tem a visão mais de cima dos Lençóis enquanto em outro, você precisa chegar  próximo para ver as lagoas cristalinas.

Vale demais a pena os dois passeios.

Horário: 09:00 – 13:00
Custo: R$ 60,00
Empresa: São Paulo

lencois-maranhenses-54 lencois-maranhenses-51 lencois-maranhenses-42 lencois-maranhenses-43 lencois-maranhenses-38

Tarde

Ás 16:00 o nosso transfer nos buscou na pousada para o retorno para a cidade de São Luis, de onde no outro dia tínhamos marcado o  voo de volta para casa.

Noite

Chegamos as 21:30 em São Luis, além de ser tarde, foi muito cansativo e preferimos comer algo no próprio hotel.

Dia 4

Manhã

Conhecer a região histórica de São Luis. Apesar de ser de dia, e um Domingo, muitas lojas da cidade histórica não abrem e por ter a festa na praça, as ruas estavam bem sujas e vazias. O que não gostei foram muitos pedintes na rua, não me senti segura na cidade (infelizmente).

Próximo ao nosso hotel, o Palácio do Governo é um passeio gratuito e interessante.

Aproveitamos o tempo que restava e visitamos o Museu de Arte Sacra.

Endereço: Rua Treze de Maio,500 – Centro, São Luis

Taxa de visitação: R$ 2,00 reais. (Não havia placa informando, perguntamos e não cobraram nada na nossa visita, esse valor consta no site)

Horário de funcionamento:

De terça a sexta – das 9h às 17h.
Bilheteria aberta até às 16h 30 min.

Sàbado- das 9 às 16h
Bilheteria aberta até às 15h 30min

Domingo das 9 às 14h.
Bilheteria aberta até às 13h 30min

Tarde

Voo de volta com destino a Campinas.

E assim com apenas 4 dias, novos momentos foram desenhados e eternizados na minha memória.

Quer saber mais? Em breve, terá posts sobre a hospedagem, os detalhes e dicas dos passeios. Não deixe de nos seguir nas redes sociais 😀 @holidaymeoficial no instagram e curta nossa página /holidaymeoficial no facebook.

Organize sua viagem para Maranhão

Hospedagem no Maranhão

Alugue um Carro com a Rentalcars

Viaje tranquilo! Faça o Seguro Viagem Promo – utilize o código HOLIDAYME5 e tenha desconto na compra do seu seguro viagem

Roteiro de 4 dias pelos Lençóis Maranhenses

Comments

comments

author avatar

Analista de Sistema e Negócios, que ama o antes, durante e depois de uma viagem.