Vacina para viagem – Febre Amarela

Facebook
Facebook
PINTEREST
PINTEREST
Instagram

Alguns destinos brasileiros e internacionais exige a vacina contra febre amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e a transmissão acontece apenas se o mosquito transmissor pique a pessoa.

As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

O certificado internacional de vacinação é item obrigatatório em alguns destinos de viagem. Ter a documentação correta é um dos principais itens para não ter a viagem dos sonhos. Como emitir o certificado internacional de vacinação? O Holiday Me mostra passo a passo.

Você sabia que determinados países exigem que a vacina tenha sida tomada e que é obrigatório o certificado internacional de vacinação?

A vacina de febre amarela é válida por um período de 10 anos e se você já tomou dentro desse período, precisa apenas apresentar a comprovação e solicitar o CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO.

O passo a passo:

Para mais informações: [Aqui]

Procurar o posto de saúde mais próximo para tomar a vacina (não esqueça dos documentos);

Com a vacina devidamente aplicada, a Anvisa recomenda que para agilizar o processo do solicitante, seja feito um cadastro prévio aqui[colocar o link];

Comparecer a um Centro de Orientação ao Viajante [Aqui]

Documentos Necessários

  1. Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;
  2. Apresentação de documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc) ou Certidão de Nascimento;
  3. Cadastro realizado no site (para agilizar o processo);

Onde tomar a vacina?

Necessário verificar na sua cidade qual o posto de saúde mais próximo e se há a vacina disponível. No meu caso fiz a aplicação e a emissão do certificado no mesmo local.

Como solicitar o certificado internacional?

  • Criando um cadastro;
  • Apresentando os documentos;
  • O Centro de Orientação ao Viajante fará o procedimento e solicitará o retorno para busca do certificado após sua emissão.

Você paga algo para a vacinação ou para a emissão do certificado?

Não. Esse é um direito e não deve ser pago nada nem para a vacinação e nem para o certificado.

Contra Indicação

Hipersensibilidade aos componentes de uma vacina a torna contraindicada, além da reação anafilática após tomar uma das doses. Deve ser evitada por gestantes.

Efeitos Colaterais

Uma pequena porcentagem de pessoas, podem apresentar efeitos colaterais como: febre e dor de cabeça.

Eu particularmente não tive problema com a vacinação.

E por último, mas não menos importante…

Alguns dos países que exigem

México
Austrália
China
Paraguai
África do Sul
Equador
Jamaica
Sri Lanka
Vietnã
Tailândia

Nota: Pesquise sobre a região ou país que irá viajar e veja a exigência. No meu caso fui para Colômbia e vi que poderia solicitar, nesse caso até para me prevenir eu tomei a vacina e emiti o certificado que foi algo simples e rápido.

Posso ser barrado em um país por não ter o certificado?

Assim como qualquer outra exigência, o certificado é um documento, que se solicitado pode ser um fator para problemas na imigração do país.

É algo não simples, acredito que não vale a pena pagar para ver ;D

See you.

Comments

comments

author avatar

Analista de Sistema e Negócios, que ama o antes, durante e depois de uma viagem.